top of page

Apresentação

 

O Setor de Documentação e História Regional – SEDHIR foi pensado como elemento estratégico para preservação de acervos documentais, sobretudo, da história regional, e como centro de fomento a pesquisa, na medida em que funcione efetivamente para dar suporte material, físico e técnico as investigações que se proponham.

O SEDHIR se situa como órgão setorial do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, e por decorrência ao Conselho Administrativo do mesmo Centro. Consta ainda em sua re-estruturação a organização de um Conselho Consultivo do próprio Setor, como agência de suporte ao seu funcionamento.

Do ponto de vista físico o SEDHIR está instalado provisoriamente no 5º andar do Centro de Humanidades onde ocupa duas salas, nas quais estão armazenados os documentos pertinentes ao acervo e outros materiais afim, e um espaço de acomodação para pesquisadores. Atualmente duas prioridades estão postas para sua operação física. A primeira na instalação de equipamentos adequados de aclimatação para assegurar as condições físicas ideais para o acervo, considerados os seus diversos condicionamentos materiais, e equipamentos próprios a realização da sua atividade meio: a pesquisa. A segunda é a de ampliação do seu espaço físico em prédio próprio afim de que possa acomodar satisfatoriamente os pesquisadores que a ele se remetam oferecendo estrutura física, mobiliário e os referidos equipamentos adequados a consecução das suas atividades.

Como Centros de documentação e pesquisa o SEDHIR é uma agência estratégica, sobretudo, na formação de pesquisadores e estudantes em seus diversos níveis. Seu processo formativo é indireto e opera-se mediante o oferecimento de mecanismos de acesso a informações demandadas por seu público alvo permanente ou eventual. Ainda em processo de detalhamento, a re-organização do SEDHIR projeta sua operação em torno de cinco programas-eixo estratégicos, aos quais deverão se acomodar os projetos específicos a serem executados, a saber:

GESTÃO E FORMAÇÃO – Re-organização técnica do acervo e sua disponibilização aos seus públicos-alvo e formação de quadros através de um programa permanente de cursos e outros expedientes de capacitação;

SISTEMA INFORMACIONAL - Digitalização do acervo em etapas sucessivas e em ordem de prioridades;

MEMÓRIA E ORALIDADE - Programa de memória oral, com a coleta e sistematização de depoimentos de personagens significativos para a memória histórica regional.

CAPTAÇÃO E AMPLIAÇÃO - Programa sistemático de captação de documentos a serem coletados junto a agentes públicos e privados, através da compra, cessão ou comodato.

PESQUISA E ESTUDOS – Com o acolhimento e suporte para o desenvolvimento de pesquisas e estudos em níveis diversos sobre a história regional

bottom of page